sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

O que são óleos essenciais?

Os óleos essenciais são substancias extraídas de  plantas aromáticas, composto apenas de moléculas voláteis das plantas em questão.  Volátil significa "voar" e todas as substâncias aromáticas são voláteis. Essas moléculas são geralmente divididas em três grupos distintos.
As moléculas mais leves são conhecidas como "notas altas",  as intermediárias são chamadas de "notas médias" as moléculas mais pesadas são denominadas de "nota base."      

Nota alta – Energizantes
“A introdução de uma fragrância, a primeira impressão elaborada para despertar o interesse, são as notas mais leves, aquelas que “escapam” do vidro facilmente, são consideradas substâncias ligeiras e voláteis que evaporam rapidamente, são percebidas pelo olfato imediatamente  após a sua inalação. A primeira impressão é a que fica. São notas frescas tais como os cítricos Laranja - Citrus sinensis e algumas coníferas como o pinheiro – Pinus silvestres  e o Cipreste - Cupressus sempervirens

Nota média – Equilibradoras
Considerada o coração também chamado de o corpo da fragrância, são o centro, a alma, a personalidade da fragrância ou do perfume, notas médias  expressam o tema principal de uma fragrância. São menos  voláteis do que notas altas, e por isto evaporam mais lentamente, são conhecidas como notas equilibradoras, elas geralmente harmonizam uma sinergia. A impressão que fica é de harmonia. São notas mais encorpadas como as de flores como a Lavanda –Lavandula officinalis e o Clary Sage - Salvia sclarea.

 Nota base – Sedativas e Calmantes 
São consideradas como ancoradouros, tem poder de fixação de uma fragrância, são  notas que definem o aroma final, são pouco voláteis, por isto  evaporam lentamente. A última impressão é a que fica. São notas densas como, por exemplo, o Gengibre – Ginger officinalis, e o Vetiver - Vetiveria zizanioides



Como obtemos os  óleos essenciais

Sua produção pode ocorrer em praticamente todas as partes de uma planta, por exemplo: bagas, flores, folhas, rizoma, casca,  raiz,  sementes e madeira. 
Os óleos essenciais estão contidos em glândulas, veias, sacos, pelos glandulares e uma variedade de técnicas estão disponíveis para a obtenção desse valioso produto. Os vários óleos usados na aromaterapia vêm de diferentes países em todo o mundo. Diferentes plantas florescem melhor em ambientes diferentes de acordo com as condições particulares. As plantas são afetadas pelas condições do solo e textura, umidade, luz e temperatura. Às vezes, a mesma planta pode manifestar uma química diferente em seu óleo, dependendo da altitude em que é cultivado e as condições meteorológicas, bem como os fatores mencionados.

© Copyright -  Vera Guedes  Aromas & Saberes - Todos os direitos reservados

Nenhum comentário:

Postar um comentário