sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Parabenos-O que é e porque nao usar produtos que contenham parabenos?




Parabenos são uma classe de produtos químicos muito utilizados em cosméticos. Eles são conservantes eficazes em muitos tipos de fórmulas, por isso são utilizados para eliminar micro-organismos. Eles podem ser encontrados em shampoos, hidratantes, cremes de barbear, lubrificantes etc. Pesquisas observaram que eles podem ser tóxicos para as células humanas. Entretanto, essas substâncias têm sido encontradas em cânceres de mama.

Os parabenos, além de conservantes muito eficientes, têm um custo bastante baixo para as indústrias; por isso vêm sendo usados há muitos anos. Há muito pouco tempo está se falando nos parabenos. A polêmica começou quando um estudo científico na Europa alegou ter encontrado altas concentrações de parabenos em tecidos retirados de tumores mamários em mulheres que usavam desodorante antitranspirante. Isso foi suficiente para iniciar um debate quanto à segurança da substância e para associá-la ao câncer de mama.
Muitos países já baniram os parabenos. Aqui no Brasil a polêmica foi tanta que, apesar de a substância não ter sido banida, várias marcas de cosméticos começaram a retirá-la da composição de seus produtos. Hoje, é fácil encontrar no mercado produtos livres de parabenos.
Sendo assim, é melhor evitar. Apesar de não ter confirmação científica que o produto pode mesmo trazer danos, penso ser melhor procurar produtos livres de parabenos. E se usar um produto ocasionalmente, pouca quantidade não tem problema. Ao meu ver, é bom evitar principalmente os hidratantes corporais com parabenos, que são passados no corpo inteiro.

     



 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário