quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Cosmética Ayurvedica

Beleza interior está relacionada às qualidades íntimas do ser, incluindo estados emocionais e habilidades mentais. Como as qualidades físicas, elas são largamente determinadas no nascimento, podem ser moldadas por dietas e estilo de vida. Nós também podemos levar nossas mentes a cultivar estados positivos. Como o corpo pode ser purificado e fortalecido, para tornar-se mais belo, assim, a mente também pode tornar-se equilibrada e disciplinada. O início desse processo é começar a aceitar quem somos, respeitar nossa constituição original, nos conscientizando de que podemos adquirir saúde e harmonia, nos apreciando e nos amando.

Relaxar a mente, meditar, seguir um estilo de vida saudável, leva-nos a expressar o melhor de nosso potencial, para que assim, possamos viver com compaixão, amorosidade e bem estar pleno. Estar belo externamente é apenas um reflexo do ser pleno que há internamente. Há um ditado que diz, “A beleza está nos olhos de quem vê”. É dito também que pessoas apaixonadas sempre parecem bonitas. Ayurveda sugere que, quando as pessoas têm auto-estima bem desenvolvida ou vêem o Divino dentro de si, elas irradiam beleza verdadeira. Portanto, beleza exterior é o reflexo da beleza interior. Nas culturas Ocidentais, o processo de envelhecimento dos homens tem sido visto sempre como algo bonito. Entretanto, o valor e a beleza das mulheres acima dos 40 anos de idade, parece ser ignorado. Beleza tem uma definição muito diferente nas culturas ancestrais, quando ambos, homens e mulheres envelhecem (e parecem mais velhos), a beleza também é considerada maior. Em outras palavras, a sabedoria que vem com a idade é valorizada como uma beleza mais profunda. Este é um surpreendente contraste com a cultura moderna hi-tech, que vê rostos superficiais, plenos de juventude, como sinal da beleza verdadeira. Todavia, se pessoas cuidam de sua saúde e cultivam sua ética, saúde e beleza interior serão irradiados até mesmo através da pele.

Divindade é a verdadeira beleza, que é o amor eterno. Paz mental é a origem da beleza Divina, que se desenvolve à medida que cada um encontra sua Divindade. Quando vivencia seu Eu interior como Divino, ela reflete beleza interna e externamente.

Existem Três Aspectos da Beleza:

Beleza Interna:Requer principalmente o desenvolvimento da virtude. Um dos principais textos Ayurvédicos, o Charaka Samhita, note que a longevidade pode ser adquirida quando se é ético e virtuoso. Este aspecto do caráter é parte do processo de desenvolvimento e manutenção da beleza. È também mais essencial do que a mera beleza exterior.

Beleza Externa:Está relacionada a estrutura óssea, tonicidade da pele, desenvolvimento muscular, inteligência, qualidade dos cabelos, jovialidade e peso. As ciências Védicas, como o Ayurveda e Astrologia, discutem a beleza exterior como a interação do resultado da beleza interior e virtude.

Beleza Kármica: É resultante de traços genéticos. Cada pessoa tem graus variados de graça, que realçam a beleza, através de vivências de compaixão, amor, paciência, compreensão e compartilhamento, os quais estão em harmonia com a natureza.

A pessoa verdadeiramente bonita é definida como aquela que é saudável, ama sua vida e tem relacionamentos que a ajude a crescer espiritualmente. Meditação, yoga, massagem, Abhyanga, aromaterapia, dieta apropriada, ética e uma auto-imagem positiva são aspectos essenciais para desenvolvermos a verdadeira e definitiva aura da beleza.

Os cosméticos Ayurvédicos são mais um instrumento, juntamente com a dieta e práticas no estilo de vida, para adquirirmos harmonia. Usando ervas, flores e óleos essenciais, os cosméticos Ayurvédicos proporcionam equilíbrio da pele de forma sutil, nos ajudando a descobrir nossa beleza natural.

A Cosmetologia Ayurvédica é um excelente momento para a pessoa não só ficar bonita e sim saudável.

A utilização de técnicas milenares de desintoxicação e reequilíbrio do organismo traz ao cliente um novo estado de consciência do que é beleza., mostra que beleza não alcança somente se tratando a “lataria” e sim o “motor”.

Mostra ao cliente que não são cremes ou emplastos de ervas somente que deixarão a pele bonita e sim uma alimentação saudável adequada a cada biotipo, massagens adequadas, banhos de vapor, ervas, meditação e yoga são algumas das técnicas que poderão ser utilizadas num tratamento de beleza.

A maior diferença do tratamento ayurvédico é a ideia única que Mente, Corpo e Energia andam juntos e devem ser tratados juntos.


quarta-feira, 28 de setembro de 2016

"Natureza!"

"Nós somos rodeados por ela e entrelaçados com ela – somos incapazes de pisar fora dela e, incapazes de penetrá-la. Não convidada e desprevenida, ela nos aceita no decorrer dos seus dias e passeia conosco até que nós estejamos cansados e caiamos em seus braços. Nós vivemos no meio dela e somos estrangeiros para ela. Ela fala continuamente conosco e não nos confia seus segredos. Nós a manipulamos constantemente e não temos nenhuma força, porém, sobre ela. Os seres humanos estão todos nela, e ela em tudo. Ela trava uma disputa amigável com todos, e alegra-se cada vez mais, se ganhamos dela. Ela disputa com muitos assim, secretamente, até que o jogo termine, sem anúncio prévio. O ser humano é, então, um componente mais integrado à Natureza, sólida e irrevogavelmente conectado com ela, e dependente dela. E quando ele começa a entender a Natureza para sondar os seus segredos e usar suas leis, ele se superpõe a ela e a controla. Quanto mais profundamente a pessoa penetra na Natureza, maior se torna a reverência e a surpresa.”

Goethe


terça-feira, 27 de setembro de 2016

Afinal, quais as vantagens em usar cosméticos naturais/orgânicos?

10 boas razões para adotá-los:


1) A pele é o maior órgão do corpo (incluindo o couro cabeludo), e tudo o que você passa nela acaba na sua corrente sanguínea.

2) Eles não contêm ingredientes sintéticos que podem agredir a pele, como  conservantes, corantes e derivados de petróleo.

3) São realmente naturais, feitos com ativos vegetais e óleos essenciais que não agridem sua saúde, e são melhor absorvidos pela pele.

4) Os homens usam em média 6 produtos de higiene pessoal por dia, e a mulher 12,  podendo ser expostos a 168 substâncias químicas diferentes todos os dias.

5) Apenas 10% das 80,000 substâncias químicas catalogadas na indústria de cosméticos foram testadas para a segurança de uso em humanos.

6) Os governos não regulam de forma efetiva a maioria das substâncias potencialmente tóxicas usadas na indústria de cosméticos.

7) Há inúmeros estudos científicos ligando a exposição a toxinas químicas ao aumento da infertilidade, problemas hormonais, câncer e outras doenças.

8) Consumo consciente - apoiar empresas comprometidas com a preservação do meio ambiente e a estrutura do comércio justo, você contribui para uma economia mais sustentável e um mundo melhor.

9) Usando produtos naturais e biodegradáveis, você melhora a qualidade do esgoto, contaminando e poluindo menos os lençóis freáticos e a água dos oceanos.

10) Se você ama os bichos, provavelmente não vai querer usar produtos que são resultado de testes em animais.

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Um pouco sobre aromacologia

Aromacologia é um termo criado e registrado como AROMACHOLOGY ®, em 1989, pelo Sense of Smell Institute, formalmente conhecido como Fundação para Pesquisa do Olfato, para descrever o conceito desenvolvido para o estudo das inter-relações entre psicologia e tecnologia de fragrâncias.


A aromacologia busca alcançar os efeitos positivos causados pelos aromas nas emoções e no humor, para trazer bem-estar e melhorar a qualidade de vida humana. Seus estudos referem-se tanto às substâncias naturais quanto sintéticas, isoladas ou combinadas. Portanto, não é uma terapia, mas sim uma ciência em fase e desenvolvimento, que pesquisa os usos e efeitos psicológicos e fisiológicos das fragrâncias e odores, estudando e explorando as relações existentes entre os compostos aromáticos e os estados de espírito que eles estimulam.

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Sobre Óleos Essenciais

Um agente chave, encontrado nos óleos essenciais, e que é intensamente importante para a sustentação e regeneração de nosso corpo, é o oxigênio, isso porque óleos essenciais são antioxidantes naturais que dentro das plantas atuam em processos regenerativos, curativos, de limpeza e defesa celular, propriedades estas mesmas, ativas dentro de nosso corpo ao os utilizarmos.
     Os óleos essenciais, tem sido uma base de auxílio no aumento de oxigênio em nosso corpo, possuindo assim, a capacidade de aumentar seu nível dentro das células - o que sabe-se que melhora conseqüentemente o sistema imunológico. Assim, ao adquirir um resfriado, uma pessoa possui a capacidade de se recuperar 70% mais rápido usando óleos essenciais como o limão, tomilho ou tea tree. 

     Hoje, sabe-se que a maioria das doenças é causada pela falta de oxigenação celular. Pelas últimas pesquisas, descobriu-se que células doentes devido aos processos oxidativos ocasionados pela presença de radicais livres, não possuem uma normal absorção de oxigênio, nutrientes e vitaminas necessários à sua manutenção. Ao tais substâncias não atravessarem a parede celular, vêm a ocasionar uma morte precoce da célula. O que torna-se notável em nossos comentários, é que os óleos essenciais conseguem romper esta parede danificada pelos processos oxidativos (pois são lipossolúveis), levando com isso os nutrientes e o oxigênio necessário à vida da célula. Com isso ela consegue aos poucos se recuperar, regenerando-se com o auxílio de elementos anti-oxidativos presentes nos óleos essenciais. Inclusive vale ressaltar aqui que este potencial dos óleos essenciais é tão intenso que alguns como a camomila, vêm a ser contra-indicados em tratamentos radioterápicos pois inibem a sua ação sobre o corpo, mas como reconstituinte celular pós-tratamento são excelentes. 


     Está bem claro que quando os óleos essenciais são difundidos na casa, eles têm a habilidade de aumentar o índice de oxigênio na atmosfera. Eles fazem isso, liberando moléculas de oxigênio do ar. Os óleos também aumentam o ozônio e os íons negativos na casa, o que é excelente no combate à proliferação e desenvolvimento de bactérias

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

O que são óleos essenciais?

Afinal, o que são os óleos essenciais? Vamos la.
Óleos essenciais são compostos voláteis extraídos das plantas por processos diversos, como destilação, compressão de cascas e nozes, ou extração por solventes. Muitas vezes acabam sendo confundidos com óleos carreadores, essências sintéticas ou outros produtos naturais, mas de origem animal.
São quimicamente bem diversificados, assim como possuem diferentes atuações, ao contrário de produtos quimicamente sintéticos, que acabam possuindo uma única ação química. Por exemplo, a lavanda é comumente empregada em queimaduras, também como repelente de insetos, dores de cabeça, TPM, insônia, stress, etc.
Nunca dois óleos essenciais serão iguais sobre sua forma de atuar sobre o corpo. Muitos constituintes como os aldeídos possuem propriedades anti-infecciosas, estimulantes da circulação e entre os óleos que possuem altos teores deles, podemos citar o lemongrass (citral), casca de canela (aldeído cinaâmico), citronela (citronelal), etc.
Cetonas terão ação sobre a regeneração celular, liquefazendo mucosidades e são úteis como descongestionantes em casos de asma, bronquites e resfriados. Entre os óleos que tem altos teores delas, está a lavanda spike (cânfora), tuia (tuiona) tagetes (tagetona), etc.
Fenóis são antissépticos e são úteis no combate às bactérias e vírus, podendo ser encontrados nos óleos de tomilho (timol) orégano (carvacrol e timol), etc. Álcoois atuam como sedativos, antissépticos e estimulantes do sistema imunológico. Óleos que possuem altos teores de álcoois são o sândalo (santalol) e o néroli (nerol).
Sesquiterpenos, que encontramos nos óleos de limão (limoneno), camomila (camazuleno) e pinho (pineno), são anti-inflamatórios e atuam especialmente sobre o fígado, auxiliando no processo de desintoxicação do corpo e como estimulante de funções glandulares. Sabe-se que os terpenos consegue chegar em regiões do cérebro, aumentando o nível de oxigênio ao redor das glândulas pineal e pituitária.
Imagine como não seria longa toda a listagem de compostos ativos dos óleos essenciais atualmente comercializados em todo o mundo.
Postarei mais sobre os óleos essenciais. Fique antenado e não perca nossas postagem para aprender mais sobre esse maravilhoso mundo natural. 

Palestra de Paula Franco hoje no Conaroma

Hoje, no congresso Conaroma,
 http://conaroma.eplaces.com.br/seminar/1445/before
às 15h00 teremos a palestra Aromaterapia na Alquimia, apresentada pela Paula Franco.



http://conaroma.eplaces.com.br/seminar/1445/before

Palestra de Paula Franco no Conaroma . 

domingo, 4 de setembro de 2016

Creme Madre

Creme nutritivo Madre.
Deliciosa consistência que proporciona uma suave e facilitadora aplicação, fazendo diferença no efeito que potencializa as propriedades presentes no creme.
Possui ação antioxidante, descongestionante e purificadora.
Favorece a eliminação de células mortas, aumenta o fluxo de sangue, traz vitalidade e luminosidade. Ajuda a prevenir e atenuar o envelhecimento prematuro da pele, diminuindo as linhas de expressão, fazendo com que a pele esteja mais saudável.
Por se tratar de aromacologia e agradável aos sentidos, é útil em estados de depressão e ansiedade