quarta-feira, 14 de setembro de 2016

O que são óleos essenciais?

Afinal, o que são os óleos essenciais? Vamos la.
Óleos essenciais são compostos voláteis extraídos das plantas por processos diversos, como destilação, compressão de cascas e nozes, ou extração por solventes. Muitas vezes acabam sendo confundidos com óleos carreadores, essências sintéticas ou outros produtos naturais, mas de origem animal.
São quimicamente bem diversificados, assim como possuem diferentes atuações, ao contrário de produtos quimicamente sintéticos, que acabam possuindo uma única ação química. Por exemplo, a lavanda é comumente empregada em queimaduras, também como repelente de insetos, dores de cabeça, TPM, insônia, stress, etc.
Nunca dois óleos essenciais serão iguais sobre sua forma de atuar sobre o corpo. Muitos constituintes como os aldeídos possuem propriedades anti-infecciosas, estimulantes da circulação e entre os óleos que possuem altos teores deles, podemos citar o lemongrass (citral), casca de canela (aldeído cinaâmico), citronela (citronelal), etc.
Cetonas terão ação sobre a regeneração celular, liquefazendo mucosidades e são úteis como descongestionantes em casos de asma, bronquites e resfriados. Entre os óleos que tem altos teores delas, está a lavanda spike (cânfora), tuia (tuiona) tagetes (tagetona), etc.
Fenóis são antissépticos e são úteis no combate às bactérias e vírus, podendo ser encontrados nos óleos de tomilho (timol) orégano (carvacrol e timol), etc. Álcoois atuam como sedativos, antissépticos e estimulantes do sistema imunológico. Óleos que possuem altos teores de álcoois são o sândalo (santalol) e o néroli (nerol).
Sesquiterpenos, que encontramos nos óleos de limão (limoneno), camomila (camazuleno) e pinho (pineno), são anti-inflamatórios e atuam especialmente sobre o fígado, auxiliando no processo de desintoxicação do corpo e como estimulante de funções glandulares. Sabe-se que os terpenos consegue chegar em regiões do cérebro, aumentando o nível de oxigênio ao redor das glândulas pineal e pituitária.
Imagine como não seria longa toda a listagem de compostos ativos dos óleos essenciais atualmente comercializados em todo o mundo.
Postarei mais sobre os óleos essenciais. Fique antenado e não perca nossas postagem para aprender mais sobre esse maravilhoso mundo natural. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário