segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Entenda a ayurveda e os doshas

Ayurveda é uma antiga ciência de cura que tem sua raiz nos Vedas. Descoberta na Índia, é a escritura mais antiga sobre a cultura humana. Ayurveda significa literalmente a “ciência da vida”, na qual  ”Ayur” significa vida, e “Veda” significa conhecimento ou ciência.
Ayurveda enfatiza a saúde física, mental e espiritual. A partir de sua visão filosófica, nós não somos nem corpo nem mente, mas somos um indivíduo que está tendo corpo e mente, e nossa consciência individual é derivada da consciência universal.
Acredita-se em cinco princípios elementares da vida que compõem tudo que existe: espaço, fogo, água, ar e terra. Quando esses cinco elementos se misturam dentro do corpo constituem três humores corporais ou doshas, conhecidos como vata, pitta e kapha. A predominância do dosha ou doshas em um indivíduo no momento da concepção determina sua constituição, tipo de corpo e padrão psicossomático.
Quando conhecemos nosso próprio padrão ou temos consciência da nossa constituição podemos mudar o cenário de uma vida. Por exemplo, uma pessoa vata está mais propensa a ter stress, ansiedade, sentir medo e ser indecisa, mas uma simples mudança na dieta ou pequenas alterações no estilo de vida como a prática de meditação anti-vata por poucos minutos irá torná-la mais rápida, focada, criativa e equilibrada.
Então, sabendo a sua constituição e viver de acordo com ela, pode tornar a sua vida muito mais feliz, saudável e equilibrada.
A maioria dos princípios ayurvedicos dizem que o que está acontecendo na natureza está acontecendo de forma micro dentro dos nossos corpos. Por exemplo, o dosha vata tem o ar como principal elemento, dessa forma um vento suave e refrescante nos dá uma sensação de prazer. Da mesma forma, quando o elemento ar do vata está equilibrado, gera uma sensação de felicidade e contentamento. O contrário também acontece, se o elemento ar estiver em desequilíbrio causa furacões, tempestades e erupções. Da mesma forma dentro do corpo as causas são dores de cabeça, artrite, falta de energia, fraqueza, cansaço, problemas de circulação, etc.
Isso significa que nós não podemos ignorar o externo e nem os fatores internos pois ambos desempenham um papel vital no equilíbrio do nosso corpo e da nossa mente.
Depois de entender esses fatores você pode adotar uma variedade de práticas para seu estilo de vida como uma dieta apropriada ao seu dosha como: práticas de yoga, uso de ervas, meditação, remédios ou Panchkarma (detox Ayurvédico) com o objetivo de manter a vida saudável em todos os aspectos.
O segundo objetivo da Ayurveda é curar doenças. Muitas pesquisas clínicas sobre doenças crônicas e afecções estão mostrando que esta ciência tem resultados promissores e incríveis, sem qualquer efeito colateral. Embora cada tratamento tenha suas próprias limitações, Ayurveda pode ser uma terapia natural muito eficaz para a maioria das doenças crônicas, bem como distúrbios psicossomáticos. Lembro de um santo homem cuja as palavras se tornaram a filosofia e visão do nosso instituto Vardan Ayurveda Nilayam (VAN):
“Não é o tratamento que o médico ou curandeiro adota, mas sim o sentimento de empatia que o conecta com seus pacientes que pode cura-los finalmente”
Esta é apenas uma introdução sobre esta ciência e a cada texto iremos nos aprofundar mais. Estou muito feliz em poder compartilhar esse conhecimento que estudei e que foi herdado dos meus familiares.
Namastê e boas vibrações da Índia.

Doutor Harsh

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário