sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Cosméticos Orgânicos, Naturais e Veganos. Entenda melhor

Vegano? Orgânico? Natural? Qual a diferença? Os termos são muitos e a confusão é inevitável, mas vamos explicar para você. Confira:

O que é um cosmético natural?
A lei brasileira não determina o que é um cosmético natural, o que faz com que algumas marcas se aproveitem dessa lacuna e digam que seus produtos são “naturais”, embora possam conter químicas nocivas para a saúde.
De acordo com órgãos particulares que inspecionam várias marcas de produtos orgânicos e naturais no nosso país e lá fora, para ser natural o produto precisa conter no mínimo 95% de ingredientes naturais e 5% de ingredientes orgânicos. 
Essas certificadoras, como o IBD e a EcoCert, também determinam uma vasta lista de ingredientes proibidos, ou seja, ingredientes que as marcas não poderão usar na formulação dos produtos por serem perigosos para a saúde e para o meio ambiente.

O que é um cosmético orgânico?
Para as certificadoras de produtos orgânicos, um cosmético orgânico é aquele que possui no mínimo 95% de matérias-primas orgânicas em relação à quantidade total de matérias-primas naturais utilizadas na formulação.

O que é um cosmético vegano?
Um cosmético ser vegano não tem a ver com ele ser natural ou orgânico, mas sim com o fato de ele não possuir ingredientes de origem animal e nem ser testado em animais. O veganismo é uma filosofia de vida que pretende abolir o uso e exploração de animais para qualquer atividade humana – alimentação, entretenimento, beleza, etc.


Embora as explicações sejam um pouco técnicas, o mais importante é que o consumidor possa saber que ainda não temos uma legislação sólida no Brasil acerca de produtos orgânicos e naturais. Isso significa que devemos procurar sempre cosméticos orgânicos e naturais certificados por órgãos competentes, pois eles seguem rígidos padrões de qualidade.
Os produtos da Alva são certificados pela EcoCert, certificadora francesa de produtos naturais e orgânicos internacionalmente reconhecida por sua qualidade e segurança. Isso garante que nossos produtos não são testados em animais, não contêm ingredientes nocivos para a saúde e para o meio ambiente e são formulados com matérias-primas naturais de qualidade.



Fonte: Ecocert; Alva Brasil 

Nenhum comentário:

Postar um comentário