sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Vitamina E – O que ela faz pela sua pele?

Vitamina E é considerada um antioxidante excelente, e isso, junto à sua origem natural, fez com que este ingrediente se tornasse muito popular. Tão popular, que muitos produtos do mercado estão procurando adicionar a vitamina entre seus componentes. Mas ela pode fazer muito mais do que combater os radicais livres e é por isso que todos deveriam tentar incorporá-la em sua rotina de beleza. No entanto, há sempre os efeitos colaterais. Então, qual é a da Vitamina E? Leia mais e descubra.

O que é Vitamina E?
Vitamina E se refere a um grupo de várias substâncias, das quais a alfa-tocoferol é a mais difundida, que ocorrem naturalmente na pele e em muitos alimentos, incluindo a margarina, vegetais verdes e amarelos, castanhas, carne, milho, óleos, entre outros. São muitos os compostos que abrangem o grupo da Vitamina E, os mais comuns, no entanto, citam-se os alfa, beta, delta e gama tocoferóis e os alfa, beta, delta e gama tocotrienóis.

Vitamina E possui propriedades antioxidantes.
Vitamina E é um antioxidante tão poderoso que ajuda no combate aos radicais livres. Radicais livres são causados por fatores diversos, incluindo metabolismo, poluição e radiação UV. São moléculas oxigenadas que perderam um elétron e precisam rapidamente encontrar um. Eles fazem isso “roubando” de outra molécula, e essa molécula, por sua vez, se torna um radical livre em busca de um elétron perdido. Isso acaba virando uma reação em cadeia que causa danos à pele, levando ao envelhecimento precoce. A Vitamina E é capaz de quebrar essa reação.

Vitamina E possui propriedades de proteção.
A vitamina E também oferece alguma proteção solar. Estudos comprovam que aplicando tocoferil na pele animal, há o surgimento de uma proteção contra os danosos raios UV (J. Invest. Dermatol. 104[4]:484-88, 1995). Além disso, ela reduz severamente queimaduras pelo sol e até mesmo aumenta a eficácia dos ingredientes ativos usados em protetores solares! A Vitamina E funciona ainda melhor para a proteção solar quando utilizada em conjunto com a Vitamina C. No entanto, não pense em jogar fora seu protetor solar e contar apenas com a Vitamina E para sua proteção. A Vitamina E ajuda a colocar um limite no dano causado pelos raios solares, mas não é um protetor solar, não age como um protetor solar e não deve ser usada como um, mas sim em conjunção com um.

Os efeitos colaterais da Vitamina E
Por ser uma vitamina e uma substância natural, a Vitamina E pode levar algumas pessoas a acreditarem que é um composto completamente seguro e que não possui nenhum efeito colateral, o que não é verdade. Como qualquer outro ingrediente, não importando sua origem, usados em cosméticos ou qualquer outro local, a Vitamina E quando utilizada de maneira errada pode causar reações adversas, como alergias, dermatites e urticária. Se você experimentar reações negativas, pare o uso imediatamente. No entanto, a maioria das pessoas pode usá-la sem problemas. Como já disse Paracelso, “A dose faz o veneno”. Quando qualquer substância é utilizada de maneira correta, dentro dos limites de quantidade, ela terá mínimas chances de causar efeitos colaterais adversos.


E você? Usa a Vitamina E em seu dia a dia? A maioria de nossos produtos a possui em sua formulação e todos eles são devidamente pensados para que não haja nenhum problema quanto à quantidade administrada. Aproveita todos os benefícios da Natureza e utilize nossos produtos diariamente, seu corpo e o meio ambiente agradecem. 

Referencia: beautifulwithbrains 

Nenhum comentário:

Postar um comentário