sexta-feira, 18 de julho de 2014

O perfume



HISTÓRIA DO PERFUME

Ao penetrarem pelas narinas, os aromas encontram o sistema  límbico, responsável pela memória, sentimentos e emoções.

Na Idade Antiga, os homens chamavam os Deuses por meio da fumaça. Eles queimavam ervas, que exalavam diversos aromas. Foi neste contexto que surgiu a palavra "perfume", em latim "per fumum", que significa "através do fumo".

Século XIX: A França se torna capital mundial da perfumaria, através da cidade de Grasse.
Os aromas encontrados na natureza são reproduzidos artificialmente através da química, dai o surgimento das matérias primas sintéticas.

O QUE É O PERFUME

O perfume é uma mistura de óleos essenciais aromáticos, álcool e água, utilizado para proporcionar um agradável e duradouro aroma a diferentes objetos, principalmente, ao corpo humano.

Os óleos essenciais são obtidos por destilação de flores, plantas e ervas, tais como a lavanda (alfazema), rosas, jasmim, sândalo, frutas cítricas, bergamota etc. O perfume de jasmim se obtém através de um processo chamado "enfleurage", que consiste em impregnar as substâncias aromáticas em cera e depois extrair o óleo com álcool.


A quantidade de álcool depende do tipo de perfume que se quer obter. Normalmente, a mistura deixa-se envelhecer por um ano.

FINALIDADE DOS PERFUMES

Mais do que revelar a personalidade de uma pessoa, o perfume influencia o estado de espírito de todos nós. Quando uma mensagem aromática penetra neste sishistoria-do-perfume, provoca sensações de euforia, relaxamento, sedação ou estimulações neuroquímicas.

É incrível o poder que os aromas exercem sobre nosso cérebro. Em instantes, perfumes e aromas são capazes de nos levar a lugares distantes e lembranças agradáveis. Nossa memória olfativa é tão grandiosa que quando entramos num ambiente suavemente perfumado é impossível não perceber. Eles são capazes de levantar o nosso astral e até alterar o nosso estado emocional.

Em razão disso, personalizar seu ambiente faz com que as pessoas lembrem onde estiveram e sempre terão na memória a sua identidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário