quinta-feira, 31 de julho de 2014

Ayurveda e Doshas por Maria gentile

http://coachmariagentile.com.br/dosha/
Ayurveda


PRINCIPIOS BÁSICOS
A ciência védica nos explica que nossa percepção da realidade é subjetiva, baseada em filtros produzidos pelos samskaras ou condicionamentos. Estes filtros geram nossas motivações.
Purificar as motivações e fundamental para a saúde, a felicidade e a paz. E para purificar as motivações devemos adquirir conhecimentos de Unidade, de síntese, como conceito do principio único que e a base da cultura Védica. Ha uma verdade ou realidade fundamental, um estado de pura consciência que existe alem da palavra e do pensamento, no qual reside a paz, a felicidade, a compaixão e a libertação.
Alcançar esse estado e a meta de toda a vida.. Nos estamos aprisionados a um estado de sofrimento ou infelicidade na vida causados pelo ego ou principio de egoísmo. O ego coloca em movimento uma corrente de ação ou Karma,que nos vincula a um processo de renascimento ou transmigração  no qual o sofrimento se mantém.
Para erradicar este sofrimento e necessário posicionar adequadamente o ego e silenciar a mente, porque o ego gera um estado perturbado da mente. Este processo envolve ultrapassar os medos, desejos e cólera ou seja as emoções que mantém a mente perturbada
Um distúrbio ou desequilíbrio dos doshas no corpo contribui para o distúrbio da mente. Consequentemente harmonizar o corpo pode contribuir para este processo de libertação. O ego e o ponto da criação onde surge a possibilidade da doença física e o sofrimento psicológico. Compreender e transcender é fundamental para a saúde e felicidade.


Dosha é a caracterização do perfil biológico do indivíduo, de acordo com o ayurveda.
Existem três doshas: VataPitta e Kapha, sendo que cada um apresenta suas determinadas características. Todas as pessoas possuem os três doshas, mas em proporções variadas. Eventualmente, há excesso ou carência de um dos três doshas, o que constitui um desequilíbrio, que pode originar uma doença.
O ayurveda restabelece o equilíbio original dos doshas da pessoa por meio de dietasexercícios físicos, uso de plantas medicinaismeditaçãoyoga e massagem.

PITTA
O QUE TRANSFORMA – QUENTE – FOGO
É responsável pela digestão mental, que é o entendimento das coisas, assim como pela digestão da luz da pele, da luz pelos olhos gerando a visão, pela nossa digestão convencional, pela digestão celular, por todo o metabolismo.
Doenças Comuns no desequilíbrio:Hipertensão arterial, gastrites, sangramentos , enxaquecas e erupções na pele.

VATA
O QUE MOVE AS COISAS – VENTO – AR
E  responsável pelo fluxo de nossos pensamentos, fala e todas as formas de expressão pelos movimentos do corpo e pela homeostasia de todo o nosso organismo físico e mental.
Doenças Comuns no desequilíbrio  :Problemas psicológicos como ansiedade excessiva, as doenças do sistema nervoso e as doenças osteoarticulares.

KAPHA
O QUE PROMOVE A ADESÃO – ESTRUTURA – AGUA
E responsável pela estrutura, nutrição, lubrificação e pela afetividade.
Doenças Comuns no desequilíbrio :Obesidade, diabetes mellitus, colesterol elevado, problemas respiratórios com muco e a depressão


Nenhum comentário:

Postar um comentário