O Perfume pode desempenhar diferentes funções no produto, como as
funções puramente técnicas, aquelas ligadas às características
físico-químicas do perfume, no entanto, as funções mais importantes do perfume
são de natureza mercadológica, ou seja, os perfumes enquanto comunicação. A
função estética está ligada diretamente ao odor do perfume em si, ao
quanto o perfume é agradável. Esta função é clara em produtos como: colônias,
extratos, óleos de banho ou odorizantes de ambiente. Nestes produtos a escolha
do consumidor se faz exclusivamente pelo quanto o odor do produto é agradável
em si. Função Sinalizadora é a comunicação de benefícios do produto para o
consumidor, ou seja, não está diretamente relacionado ao quanto o perfume é
agradável em si, mas principalmente ao quanto o perfume comunica os benefícios
do produto. Exemplo: Sabonete antisséptico A fragrância deste produto não é
agradável em si, no entanto, comunica a funcionalidade do produto e dá suporte
à propaganda “Não é remédio, mas parece”. Função Mista (Estética e
Sinalizadora) é quando o perfume deve ser agradável em si, bem como comunicar
determinados benefícios do produto ao consumidor. Exemplo: Sabonete Lux A fragrância
deste sabonete deve ser agradável em si, bem como comunicar os benefícios de
tratamento cosméticos propagados pelo produto. O perfume pode desempenhar as
funções Estética, Sinalizadora ou Mista, dependendo do produto ou da atitude do
consumidor. Devemos, portanto, estar atentos ao posicionamento do produto no
mercado para determinarmos com precisão qual função desejamos para o perfume
quando estamos desenvolvendo um produto e, assim, sabemos se devemos aplicar o
perfume no produto, quanto devemos aplicar e qual a característica olfativa do
perfume.
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