quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Como saber se um óleo essencial é de qualidade?

– qualidade do solo em que a planta é cultivada
– certificado de organicidade
– época e horário da colheita
– método de destilação
A qualidade do solo diz respeito principalmente ao uso ou não de pesticidas: as matérias-prima proveniente de solos livres de pesticidas são de melhor qualidade.
O certficado de organicidade é fornecido por algum órgão independente que controla o cultivo das plantas. O agricultor que fizer o cultivo sem agrotóxicos ou fertilizantes recebe este certificado. Muitos agricultores cultivam as plantas de acordo com um sistema de agricultura orgânica, porém, não se associam a nenhuma organização certificadora devido aos altos custos das taxas cobradas por estas.
A época e horário da colheita dizem respeito aos seguintes aspectos:
– estação do ano
– colheita antes ou depois da floração
– horário: pela manhã ou final do dia
Tais circunstâncias podem alterar significativamente, para mais ou para menos, o percentual de alguns componentes químicos dos óleos essenciais.
Com relação ao método de destilação, é importante que os alambiques estejam limpos e sejam de preferência de aço-inoxidável para que não haja alteração na cor do óleo.
No momento da destilação, as plantas devem estar frescas e recém colhidas para garantir principalmente a fragrância das mesmas. Existem, no entanto, algumas exceções como por exemplo a hortelã pimenta, cuja destilação é mais fácil e rápida quando seca.

Fonte: aromacologia.net


Nenhum comentário:

Postar um comentário