quarta-feira, 23 de novembro de 2016

O óleo de Rosa Mosqueta

Rico em ácido linoléico. Revitaliza a pele. É uma excelente fonte de vitamina C. Quando usado em massagens faciais diárias, ameniza linhas de expressão, abranda cicatrizes, permite mais mobilidade do tecido, retarda o envelhecimento prematuro. Mesmos empregos da linhaça. Ambos também são indicados na regeneração da pele, em quelóides e peles rachadas e na prevenção de estrias.Mesmos empregos da linhaça. Ambos também são indicados na regeneração da pele, em quelóides e peles rachadas.
As propriedades únicas do óleo de sementes de Rosa Mosqueta foram descobertas através de um projeto de estudo planeado. Uma equipe de investigadores da Faculdade de Química e Farmácia da Universidade de Concepcion, a universidade privada mais conceituada do Chile, completou um estudo em 1983 onde avaliava a ação positiva deste óleo no processo de regeneração da pele. Este estudo, com a duração de dois anos, focou-se na ação cicatrizante. Durante este período, uma preparação deste óleo foi aplicada a 180 pacientes com cicatrizes cirúrgicas, traumáticas ou de queimaduras, assim como à um grupo de pessoas que sofriam de envelhecimento prematuro. Os resultados eram notáveis. Descobriu-se que o óleo produzia uma ação regeneradora na pele. A aplicação contínua de óleo ajudou efetivamente na atenuação de cicatrizes e rugas, na prevenção do avanço de envelhecimento precoce e na recuperação do tom e cor natural da pele. Desde então, numerosos estudos, acerca do óleo , foram efetuados em várias universidades no Chile e em outros países. Apesar da enfase destes estudos ser no uso clínico e terapêutico do óleo , as descobertas feitas na Universidade de Concepcion abriram a porta ao uso do óleo na indústria cosmética. Hoje em dia o óleo é utilizado em todo o mundo no campo da medicina e cosmética. É usado, como um ingrediente ativo especial, por muitas empresas prestigiadas de cosmética da Europa, América do Norte e América Latina.
Os compostos responsáveis pela eficácia do óleo de sementes de Rosa Mosqueta : A ação positiva do óleo na ajuda da regeneração de tecidos de pele danificada foi, originalmente, atribuída à sua alta concentração de ácidos graxos essenciais, como o oleico (15-20%), linoleico (44-50%) e linolénico (30-35%). Apesar destes ácidos serem importantes para manter a saúde da pele (quando tomados por via oral), a sua presença no óleo não era suficiente para estabelecer uma prova científica que explicasse as propriedades do óleo na redução de cicatrizes dérmicas, cirúrgicas ou acidentais, ou na eliminação de determinadas manchas de hiperpigmentação e redução de rugas.
Ácido retinóico e óleo de sementes de Rosa Mosqueta : Em 1988 dois investigadores, Dr.ª Berta Pareja da Faculdade de Farmácia e Bioquímica da U.N.M.S.M. em Lima, Peru, e o Dr. Horst Kehl, da Escola de Farmácia da Universidade do Missouri, identificaram com sucesso a presença de ácido retinóico sendo esse o componente responsável pelas notáveis propriedades farmacológicas do óleo . O ácido retinóico ou tretinoína é um derivado do retinol (vitamina A). Os efeitos terapêuticos da aplicação tópica da tretinoína, no tratamento de uma variedade de problemas dermatológicos, têm sido bastante investigados e reconhecidos há mais de 30 anos. Os resultados mais significantes foram obtidos no tratamento da pele fotoenvelhecida (pele envelhecida pelo excesso de exposição solar). A tretinoína pode produzir alterações rápidas e positivas na pele, mas por ser uma substância tão forte deve ser aplicada sob vigilância médica. Produz todos os benefícios da tretinoína, mas sem efeitos secundários, isto porque o ácido retinóico contido no óleo está, num estado natural, integrado num sistema complexo de ácidos graxos insaturados. Assim, a sua ação é controlada e lentamente libertada por natureza, eliminando o risco de overdose.

Fonte: aromatologia.net 

Nenhum comentário:

Postar um comentário