quinta-feira, 3 de novembro de 2016

ÓLEOS CARREADORES


Os óleos carreadores são óleos gordurosos que não podem ser obtidos pelo processo de destilação, mas pela prensagem de sementes, nozes e amêndoas.
Muitos óleos carreadores são utilizados na alimentação, como é o caso do girassol, soja, gergelim, etc. Outros, por sua vez, podem ser utilizados apenas em massagens, o que vale também para todos aqueles usados para a alimentação. O princípio básico é o seguinte: todo óleo vegetal que pode ser usado na alimentação, pode ser usado para massagem.
A palavra carreador vem da palavra “carregar”, aquele que serve de veículo. Estes óleos são considerados veículos para os óleos essenciais penetrarem através da pele. Na massagem eles também facilitam o deslizar das mãos sobre o corpo do paciente.
Os óleos carreadores podem ser encontrados como refinados ou não-refinados o que pode interferir em muito em suas propriedades terapêuticas. O problema com os carreadores está no fato de que quando eles passam pelo processo de refino perdem a maioria das propriedades terapêuticas que eles possuem naturalmente. Prefira então o não-refinado. O que dá o cheiro característico aos óleos vegetais gordurosos é a presença de óleo essencial em sua constituição (desde que este seja não-refinado).
Cada óleo carreador é constituído por um conjunto de ácidos graxos (gorduras) diferentes. São centenas de tipos de ácidos graxos, sendo que cada qual irá possuir propriedades diferentes e específicas. Existem gorduras sem muita utilidade e outras com potenciais infinitamente grandes e isso faz muita diferença entre um carreador e outro quando são utilizados na massagem, alimentação e terapêutica.
Entre os carreadores, alguns são mais indicados para determinados tipos de pele conforme sua densidade própria. Os óleos indicados para pele oleosa podem ser empregados em peles secas, porém não se deve fazer o contrário. Evite o uso de óleos carreadores em peles com problema de acne e inflamadas.
Óleos para peles secas: Óleo de amêndoas, Óleo de rícino, Manteiga de cacau, Manteiga de cupuaçu, Óleo de amendoim, Óleo de abacate, Azeite de oliva, Óleo de castanha do Pará, Óleo de maracujá prensado a quente.
 Óleos para peles normais: Óleo de milho, Óleo de gergelim, Óleo de soja, Óleo de apricot, Óleo de jojoba, Óleo de calêndula, Óleo de semente de uva, Óleo de neen, Óleo de maracujá prensado a frio.

Óleos para peles oleosas: Óleo de semente de uva, Óleo de girassol, Óleo de avelã, Óleo de noz, Óleo de prímula, Óleo de germe de trigo, Óleo de babaçu, tucumã, côco da Bahia, palmiste e murumuru, Óleo de canola, Óleo de linhaça.






Fonte: terapia com aromas

Nenhum comentário:

Postar um comentário